Mangá Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mangá Brasil

Um ótimo site para quem quer discutir, anunciar e criar um ótimo mangá!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Playstation

Ir para baixo 
AutorMensagem
Neo Andros Yoshinaka
Master Jedi
Neo Andros Yoshinaka


Número de Mensagens : 172
Idade : 30
Localização : China
Data de inscrição : 01/10/2007

Playstation Empty
MensagemAssunto: Playstation   Playstation EmptySeg Out 01, 2007 11:21 pm

Playstation

PlayStation é um video game da Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Extremamente popular, é tido[carece de fontes?] como o grande responsável pela popularização dos jogos eletrônicos em CD-ROM. Desde o seu lançamento até 2004 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades

O console fora seguido do PSOne (uma versão reduzida), PlayStation 2, PlayStation Portable, e o PlayStation 3.

História

A origem do PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava um acessório de CD para o Super Nintendo. A Sony fora acionada para fabricar o acessório, mas vários desentendimentos entre as duas empresas fez a Nintendo optar por trocar a Sony pela Philips. O aparelho já se encontrava em avançado desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como um console de Videogame independente, fazendo esse anúncio em 1993. A Nintendo tentou medidas judiciais para impedir o lançamento e a fabricação, mas perdeu em várias instâncias nos Estados Unidos e Japão.

Com o lançamento em 1995, a maioria dos jogos disponíveis foram bem-vendidos (Toshinden, Ridge Racer, Twisted Metal). Logo a maioria dos fabricantes resolveu apoiar a Sony, visto que a Nintendo manteria os cartuchos no Nintendo 64 e jogos para o console da Sega, o Saturn, eram de difícil desenvolvimento. Cerca de 7743 jogos foram lançados para o PlayStation.

Em 23 de Março de 2006, a Sony anunciou o fim da produção do PlayStation. Os jogos já haviam deixados de serem produzidos desde 2004.[1].

Versões
O primeiro PlayStation re-estilizado, "PSone" com uma tela LCD
O primeiro PlayStation re-estilizado, "PSone" com uma tela LCD

O primeiro PlayStation ou PSX possui um estilo típico para sua época, uma "caixa" cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM e ranhuras para memory cards(cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para joysticks. O console passou por uma re-estilização em 2000, ficou menor e com linhas arredondadas sendo chamado de PSone e atualmente não está mais sendo fabricado.

Portugal e Brasil

Em Portugal, todas as consolas PlayStation são distribuídas oficialmente pela Sony Computer Entertainment Portugal, tendo sido anteriormente distribuídas pela PT Multimédia com autorização da Sony europeia. Há postos de assistência técnica espalhados por todo país, linha directa de apoio consumidor e jogos vendidos (oficialmente) segundo o calendário europeu de lançamentos.

No Brasil, o PlayStation não foi vendido oficialmente porque a Sony não se dispôs a concorrer com a pirataria, ao contrário de suas concorrentes Sega/Tec Toy e Nintendo: o presidente da Sony Brasil, Minoru Itaya, disse em duas oportunidades [2] [3] que devido a pirataria não há como montar e vender os consoles no país. Apesar disso, há um grande "mercado informal" de consoles e jogos conduzido por contrabandistas e pirateadores[carece de fontes?], que, devido a qualidade do console da Sony, superou os seus concorrentes do mercado legal. Estima-se[carece de fontes?] que há mais 2 milhões de usuários no país alimentando uma lucrativa industria da pirataria de jogos eletrônicos.

Especificações

* CPU: 3000A (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz
* GPU 3D: embutida na CPU, capaz de fazer 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.
* GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480.
* Som: pode tocar fontes em PCM com 24 canais e qualidade de CD (44.1 Khz). Suporta o formato MIDI.
* Memória: 2 megabytes de RAM, 1 megabyte de RAM dedicada a vídeo.
* CD-ROM: 2x, toca CDs de audio.
* Multiplayer: permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.

Atualmente fabricado na sua segunda versão, o PlayStation 2 foi lançado em 1999 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possui a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. A segunda versão também passou por uma re-estilização no final de 2004, sendo 60% menor e chamado de Playstation 2 Slim. Graças à grande biblioteca de jogos, o PS2 também vendeu mais de 100 milhões de unidades, superando de longe seus concorrentes Xbox (24 milhões) e GameCube (21 milhões).

Lançado em 2005, o PSP - PlayStation Portable é a versão portátil do PlayStation. É voltado ao público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. O PSP (forma abreviada) está concorrendo com o Nintendo DS, apesar de estar atrás no número de vendas contra o portátil da Nintendo.

Foi lançado em 2006 o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de midia da Sony. O Blu-Ray concorre com o HD DVD da Toshiba, que tem apoio da Microsoft e suporte por um drive externo no Xbox 360.

Informações retiradas da enciclopédia Wikipédia!
Ir para o topo Ir para baixo
https://mangabrasil.forumeiros.com
 
Playstation
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mangá Brasil :: Consoles :: Playstation - PSX-
Ir para: