Mangá Brasil

Um ótimo site para quem quer discutir, anunciar e criar um ótimo mangá!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Super Nintendo

Ir em baixo 
AutorMensagem
Neo Andros Yoshinaka
Master Jedi
avatar

Número de Mensagens : 172
Idade : 25
Localização : China
Data de inscrição : 01/10/2007

MensagemAssunto: Super Nintendo   Seg Out 01, 2007 11:34 pm

Fabricante Nintendo
Tipo Console de videogame
Geração Quarta geração
Data(s) de
Lançamento 1990 (Japão)
1991 (Estados Unidos e Europa)
CPU 16-Bit ? CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03
Mídia Cartucho
Controladores Gamepad
Serviço online Satellaview (apenas no Japão)
Unidades vendidas 50 milhões
Jogo mais vendido Super Mario World e outros
Predecessor Nintendo Entertainment System
Sucessor Nintendo 64

Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, Super NES, SNES e, no Japão, como Super Famicom), é um videogame lançado pela Nintendo em 1990 no Japão e 1991 nos EUA e Europa.

O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma frequência de 3,58, 2,68, ou 1,79 Mhz, e fora desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ele tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos. Ainda assim o Super NES conseguiu superar o concorrente, mas apenas após a Sega passar a investir no seu próximo console, desprezando o Mega Drive.

O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Muitos também o consideram o melhor console da história, pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ele. O SNES foi oficialmente descontinuado em outubro de 1997, depois de render bilhões de dólares a Nintendo e fazer o mercado doméstico de videogames ainda mais atrativo.

Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.
Tabela de conteúdo

* 1 História
* 2 Especificações Técnicas
* 3 Controle
* 4 Periféricos
* 5 Jogos

História

Sendo o sucessor do Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), fora batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom).

Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, e nos EUA em Novembro de 1991. acrônimo para Super Family Computer e depois, em 1991 nos EUA.
Versão européia do SNES. Apenas o nome difere do Super Famicom japonês.
Versão européia do SNES. Apenas o nome difere do Super Famicom japonês.

A versão européia do console é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e EUA é NTSC.

No Brasil, chegou oficialmente apenas no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país à época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2002.

A Nintendo garantiu seu sucesso especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest.

O Super NES, após anos de sucesso, fora seguido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo. O N64 não obteve o mesmo sucesso do anterior, sendo superado pelo PlayStation.

Atualmente, utilizando emuladores como ZSNES, Snes9x e SNEeSe, é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho bem próximo ao do console original.

Especificações Técnicas

* Principal:
o Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit ? CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
o Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 Mhz (variável)
o Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)

* Gráfico:
o Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
o Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
o Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
o Paleta de cores: 32,768
o Número máximo de cores na tela: 4096
o Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
o Número máximo de sprites: 128 sprites

* Som:
o Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP ? clock 1.024MHz
o Canais de som: 8 canais Sony S-DSP
o Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
o PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
o Som estéreo digital

* Outros:
o Resposta do controle: 16ms
o Adaptador: entrada ? 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
o Adaptador: saída ? 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
o Mídia de armazenamento: cartucho com 3 Mb
o Sistema de cores: NTSC(60hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil;

Controle

Seu formato básico incluia um direcional digital, 4 botões em cruz (A, B, X e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT).

Foi a primeira manete a trazer "botões de ombro"(shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right). Geralmente é usado para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.

Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a incrinação da cruz) possuiam formato côncavo, enquanto os inferiores cônvexo. Tal formato, tornava a jogatina mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong (Em que o botão superior ficava permanentimente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente).

Periféricos

O Super NES teve muitos acessórios:

* Super NES Mouse: lançado em 1992, é bastante semelhante a um mouse comum utilizado em computador. Tem dois botões e vem com um mousepad rígido para suporte. É ligado na mesma entrada do controle comum, e compatível com dezenas de jogos para Super NES. O mais conhecido deles é Mario Paint.
* Super Scope: arma de luz semelhante ao Zapper do NES, foi lançada em 1992. Uma inovação sem fio e com mira tescópica.
* Super Game Boy: adaptador que permite jogar cartuchos de Game Boy no SNES. Alguns inclusive com suporte a cores.
* Satellaview: modem exclusivo do Japão, inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.


* Chips auxiliares

Os chips vinham em alguns cartuchos e faziam uma grande diferença nos jogos, melhorando muito a parte gráfica e sonora:

*
o Super FX: Utilizado em Star Fox e Stunt Race FX;
o Super FX2: Utilizado em Doom em um porte perfeito da versão PC;
o SA-1: Utilizado em Super Mario RPG, incrementando o efeito gráfico 3/4;
o C4: Utilizado em Megaman X2;
o DSP: Utilizado em Mario Kart, dando um precário, porém eficiente, efeito 3D;
o S-DD1: Utilizado em Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean.

A Nintendo planejou um periférico de CD para o Super NES(assim como o Sega CD para o Mega Drive), mas as negociações com Sony e Philips não funcionaram, e as duas lançaram os próprios consoles baseados nos periféricos não lançados: PlayStation (Sony) e CD-i (Philips).

Jogos

Segue uma lista de alguns dos jogos de maior sucesso lançados para o Super Nintendo:

* Actraiser
* Breath of Fire
* Campeonato Brasileiro 96
* Chrono Trigger
* Contra III: Alien Wars
* Donkey Kong Country
* F-Zero
* Final Fantasy II
* Final Fantasy III
* International Superstar Soccer
* Killer Instict
* Mortal Kombat 3 Ultimate
* Sim City
* Super Mario Kart
* Super Mario World
* Super Mario World 2: Yoshi's Island
* Super Metroid
* The Legend of Zelda: A Link to the Past
* Top Gear

Informações retiradas do site mercado livre!

_________________

"Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício".

ELRIC,Alphonse. Full Metal Alchemist


Hunter X!

Mangá original produzido por:
André Q. Ramos


Não deixe de saber a história de Hunter X! Na seção mangá!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://mangabrasil.forumeiros.com
 
Super Nintendo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Super velocidade
» [K-DRAMA] Super Rookie
» III Open Superkits de Plastimodelismo - Curitiba-Jun/2010
» Dia do Orgulho NERD!!! Parabéns a todos!!!
» Podcast Revolution #019 - Outras Figures Parte 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mangá Brasil :: Consoles :: Super Nintendo - SNES-
Ir para: